Há quem vá à Disney só para ver Mickey e cia. Mas também existe quem tenha a curiosidade de olhos de criança, mesmo aos 69 anos, para enxergar no grande parque de diversões algo além de recreio. Estamos falando de Luiz Carlos Busato (PTB), prefeito de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre. Foi em suas andanças pela Disney que ele bolou o Programa Gerações, um estágio de seis meses para o qual só poderão se candidatar pessoas de mais de 60 anos de idade.

Créditos: Olena Z/Shutterstock

Primeira turma do Programa Gerações, inspirado na Disney, começa em fevereiro de 2018

Busato conta, em entrevista à revista "Veja", que a quantidade de funcionários idosos que trabalham no parque chamou sua atenção quando esteve por lá, recentemente, com seus filhos e dois netos. No complexo, esses profissionais exercem atividades como as de bilheteria e atendimento ao público. E os homens têm até um privilégio em relação aos empregados mais jovens do local: podem usar barba, o que contraria a regra geral.

O olhar de Busato, agora, saiu do reino da fantasia da meninada e aportou na realidade de Canoas. O programa de estágio na prefeitura foi lançado em agosto, durante o Seminário Internacional SESC de Envelhecimento e a 3ª Jornada UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) de Educação e Envelhecimento. Serão 30 vagas abertas por semestre.

Como receberão uma bolsa mensal de R$ 727, os participantes não poderão ter um rendimento mensal de aposentadoria superior a dois salários mínimos.

E estágio, lembremos, é sinônimo de aprendizado. O Gerações oferecerá aos idosos aulas teóricas e práticas de uso de smartphone e computador, atendimento e recepção. Também haverá o ensino de noções básicas de escrita e oralidade, raciocínio lógico, responsabilidade socioambiental, direitos humanos e sociais, relações interpessoais e atendimento humanizado.

Entre as atribuições profissionais dos estagiários, estarão as de atendimento em diversos setores da prefeitura e de orientação das crianças nos pátios das escolas.

O maior objetivo do Programa Gerações, segundo o prefeito, é ajudar na reinserção social e produtiva do público 60+, que, por sinal, tem a seu favor o diferencial da experiência no olhar. Foi ela que dirigiu a visão do prefeito quando caminhava pelos espaços da Disney.

As inscrições para a primeira turma do programa, que começa em fevereiro de 2018, vão até o dia 15 de setembro e podem ser feitas pelo site da prefeitura ou pessoalmente (rua Quinze de Janeiro, 15, sala 101). Além de ter no mínimo 60 anos, os candidatos precisam morar em Canoas há pelo menos dois e possuir o ensino fundamental completo.

Por QSocial