Muito se fala da necessidade de mais verde em meio ao concreto das grandes metrópoles. Para dar mais cor ao cinza de São Paulo, o arquiteto Isay Weinfeld, de 65 anos, resolveu plantar jardins entre os blocos de uma torre que projetou no bairro dos Jardins, na zona oeste da cidade.

Créditos: Reprodução/Isay Weinfeld

Blocos empilhados com verde no meio

A um quarteirão da avenida Paulista, o empreendimento é composto de quatro blocos que se sobrepõem de maneira irregular e desalinhada. Nos pontos de desnível entre os blocos, foram instaladas varandas em que há vegetação.

Créditos: Reprodução/Isay Weinfeld

O complexo projetado por Isay Weinfeld reúne escritórios, teatro, restaurante e bar

A multiplicidade de formas do complexo da incorporadora Reud, que começou a ser construído em 2014 e será entregue entre dezembro de 2017 e fevereiro de 2018, reflete-se também na variedade de usos para os espaços. Nas lajes, cujos tamanhos vão de 450 m² a 594 m², há escritórios, um teatro de 230 lugares, restaurante, bar e café. O estacionamento tem 229 vagas.

A configuração do edifício, de acordo com seus criadores, reflete ao mesmo tempo a diversidade e a interdependência entre os blocos, que passam a impressão de estar flutuando.

Créditos: Reprodução/Isay Weinfeld

Os blocos do edifício parecem ter sido empilhados sem muito rigor, mas tudo foi projetado cuidadosamente

Weinfiled tem sido bastante prolífico em projetos arquitetônicos inovadores. Seu escritório é responsável pelo desenvolvimento das plantas de um restaurante em Nova York, The Four Seasons, e de um complexo de condomínios, quartos de hotel e bangalôs em Miami.

Por QSocial