Digamos que funcionalidade não foi exatamente a preocupação do designer Milton Glaser, de 88 anos, ao se aventurar pelo universo dos óculos escuros. Famoso por ter criado o logotipo “I Love NY”, ele afirmou, ao apresentar seus projetos para dois modelos de óculos – Boldo e Foldo –, que poderiam vir a ser um fracasso total.

“São um risco, não se parecem com nada do que já existe”, disse. Pode-se dizer que a avaliação é bem razoável. Enquanto os aros do Foldo se desdobram deixando a estrutura achatada, o Boldo tem painéis laterais blindados, incorporando ares de uma peça de filme de ficção científica.

Créditos: Reprodução/Classic Specs

O design é incrível; a funcionalidade é relativa

Preocupações mercadológicas, por sinal, também não pautaram as invenções do designer. “Estou muito interessado em como as pessoas vão reagir aos óculos, quero saber se criei alguma coisa de que elas de fato não vão gostar”, frisa. “Odeio marketing e ‘branding’ [gestão de marcas], porque esses conceitos assumem que você já sabe as respostas antes de começar.”

Créditos: Reprodução/Classic Specs

Um dos modelos pode ser achatado

A marca Classic Specs – especificações clássicas, em português – comprou a ideia arriscada de Glaser e lançou Boldo e Foldo. Porém, fabricou os modelos em séries limitadas – 175 unidades do primeiro e 50 do segundo. Ambos custam US$ 150 (cerca de R$ 492). Não são exatamente baratos para uma compra que pode ser um tiro no escuro.

Créditos: Reprodução/Classic Specs

Quem se arrisca?

Créditos: Reprodução/Milton Glaser

Uma das criações mais famosas do designer de 88 anos

Por QSocial